O uso exagerado de álcool, medicamentos, e a procura constante para aliviar as emoções a partir de várias substâncias ou a prática de hábitos exagerados pode ser a manifestação de alguns vícios. Por se tratar de um assunto de muita seriedade pelos problemas sociais, de saúde física e emocional que eles podem trazer, hoje vamos falar sobre o que é um vício e como identificá-lo.
Vício é um hábito ou costume repetitivo de fazer ou consumir algo que leva à dependência, fazendo com que o seu consumo seja altamente inevitável e realizem efeitos nocivos a quem mantém a prática do hábito e aos que o cercam. É possível identificar um vício através da abstinência vivida pelo viciado durante a ausência do consumo do seu vício. É importante ressaltar que existem diversos tipos de dependência, como o alcoólica, química, tecnológica, entre outras.
O vício está relacionado a dois mecanismos: o reforço positivo, comportamento relacionado a busca do prazer; e o reforço negativo, comportamento que busca evitar a dor e o desprazer. Neste segundo a pessoa sempre tenta substituir suas decepções por aquele vício, usando-o como uma desculpa para relaxar. Portanto, ele se inicia quando essa busca de prazer aumenta gradativamente até chegar ao excesso.
Verifique abaixo alguns sinais que auxiliam na identificação dos vícios:
- Dificuldade em admitir que está viciado mesmo quando todos falam que existe um problema;
- Tudo se torna um motivo para a busca do hábito recorrente;
- O uso torna-se cresce gradativamente e torna-se algo rotineiro;
- Perda de emprego ou boas oportunidades por causa do vício;
- Briga com amigos ou familiares por consequência do vício;
- Se odiar por atos realizados sob o efeito do vício;
- Dificuldades em manter suas emoções estáveis por não conseguir recorrer ao comportamento ou substância viciosa.
Existem algumas aspectos que colaboram para o desenvolvimento dos vícios, sendo eles biológicos, psicológicos e sociais. Nos biológicos existe um estímulo que causa uma sensação de prazer; em relação aos psicológicos está a baixa auto estima que estimula a procura de um preenchimento através de algo externo; e nos sociais a influência externa através de propagandas televisivas, amigos e familiares que demonstram que através daquele hábito a pessoa encontrar a solução para os seus problemas emocionais.
Por se tratar de algo que envolve a saúde física e emocional, o convívio social e a vida profissional do indivíduo, é importante que ao identificar um vício os familiares procure logo a ajuda de profissionais qualificados para o tratamento imediato, e em alguns caso existe a necessidade de realizar o acolhimento em alguma clínica de recuperação. Neste momento é muito importante também o apoio dos familiares e amigos para que o tratamento seja bem sucedido.
Se você conhece alguém que está passando por algum problema com vícios, fale conosco, o Centro Terapêutico Adonai está disposto a ajudar.
Tags: Vícios