Manter a saúde do corpo é muito importante, mas tão importante quanto ela é cuidar da saúde mental, pois elas está diretamente ligada ao bem estar físico. A saúde emocional é o bem estar da sua mente o que envolve a forma como você se sente consigo mesmo, e como você lida com as suas dificuldades e desafios. Manter rotinas que gerem tranquilidade emocional também auxilia no combate ao uso de drogas, por isso hoje vamos dar algumas dicas de pequenas praticas que vão te auxiliar a manter uma vida emocional saudável.
O primeiro passo é trabalhar a forma como você pensa, os nossos pensamentos estão diretamente relacionados com as nossas emoções, pois eles são capazes de gerar os nossos sentimentos que depois serão exteriorizados.
Por isso, é sempre importante trabalhar na positividades tentando encontrar o lado bom dos acontecimentos da sua vida. Claro que ver algo positivo em alguma dificuldade não é algo simples, mas manter pensamentos negativos pode se tornar um vicio.
Evite o isolamento, faça bons amigos e esteja com eles quando necessário. É claro que gostamos de ter os nossos momentos sozinhos, mas a solidão não deve ser vivida em excesso.
Ter amigos é ter com quem contar em momentos de dificuldade. Muitas vezes sentimos falta de conversar com alguém, sair e divertir, e esses momentos fazem bem também para a nossa mente. Então encontre uma boa turma de amigos e saia para se divertir.
É importante também fazer algo que você gosta. Ocupe a sua mente com coisas que te faça ter momentos de satisfação, seja ler um livro, ouvir musica, tocar um instrumento, praticar esportes. É sempre muito bom realizar uma atividade que nos faça ter uma sensação de prazer, por isso inclua em sua rotina coisas que te motivem.
Trace metas para a sua vida e para os eu dia a dia. Riscar algo na sua lista de tarefas ou metas mostra que você está realizando algo, seja ir ao parque com a família no final de semana, limpar o guarda roupas, ou fazer uma viagem.
Sonhar é algo que nos faz ter vontade de viver, por isso, faça uma pequena lista e estabeleça uma data e trabalhe para realizar cada item listado.
Trabalhe na sua autoestima. Sempre que você perceber que a sua autoestima está baixa lembre das coisas que você já realizou e alcançou na sua vida. Seja generoso consigo mesmo, isso vai auxiliar na sua saúde mental.
Aprenda a dizer não. Essa é uma dificuldade de muitas pessoas, várias vezes aceitamos estar em uma situação que não nos agrada por medo de causar inimizade com outra pessoa, entretanto isso não é algo saudável para a nossa mente e nos faz sentir desconfortáveis e desanimados. Por isso, sempre que achar conveniente não existe em dizer não.
Lembre-se sempre que a sua saúde mental é tão importante quanto a saúde física. Sempre que possível execute atividades que te façam bem para manter o equilíbrio da sua mente.
Tags: saúde mental, saúde mental como cuidar