O alcoolismo tornou-se um grande problema de saúde pública e vem gerando preocupação às autoridades de toda a parte do mundo. No Brasil são milhares de pessoas que independente da da idade, classe social ou gênero sofre com o problema. Por este motivo, hoje vamos falar quando o beber socialmente pode ser um problema sério.
Por se tratar de uma droga lícita, o álcool é bem aceito em toda a sociedade e está sempre presente em reuniões sociais. Por causa disso, muitos não conseguem ver o consumo excessivo de bebidas alcoólicas como um problema, a não ser quando o problema vem gerando consequências graves.
Com isso, muitos não sabem quando estão se tornando dependentes do álcool e não percebem os sinais da doença. Dessa forma, o hábito que até então era inofensivo, passa a se tornar um grande problema e oferece sérias consequências, muitas delas até irreversíveis.
O problema de beber socialmente é quando o consumo do álcool se torna excessivo e a pessoa não consegue parar mesmo que as consequências já tenham se agravado. Esse é o sinal de que a pessoa desenvolveu a dependência do álcool e precisa de ajuda profissional para obter o diagnóstico e iniciar o tratamento.
É muito comum que essas pessoas que sofrem com a dependência do álcool levem tempo para aceitar e perceber que precisam de ajuda profissional para se tratar e se livrar do vício. Mas também existem aqueles que nunca vão reconhecer que estão doentes e que precisam de ajuda.
Essas pessoas ao notarem os problemas que a bebida vem causando, se isola ou tentam esconder a sua dependência do álcool de outras pessoas. Com esse isolamento elas consomem quantidades cada vez maiores e não conseguem solucionar os seus problemas e muitas vezes estes até se agravam. Por isso é muito importante ficar atento ao consumo exagerado de álcool em eventos sociais.
Fique atento! Se algum familiar está passando pela dependência do álcool e outras drogas, busque ajuda o quanto antes, para que não exista um agravamento das consequências.