Durante a adolescência é muito comum que jovens queiram experimentar coisas novas. Trata-se de uma fase de diversas descobertas, desafios e medos. Entretanto, existem experiências que podem oferecer riscos à vida dos jovens, como por exemplo, o uso de drogas.
Infelizmente as medidas de segurança contra as drogas não estão sendo suficientes para combater o uso delas pelos os jovens. Está cada vez mais comum que elas sejam encontradas ao redor de escolas e faculdades, fazendo com que o acesso seja cada vez mais facilitado. Mas entre os jovens as chances de recuperação são sempre maiores quando o tratamento é iniciado a tempo.
Isso acontece porque as clínicas devido ao aumento das demandas para menores de 18 estão cada vez mais se especializando no tratamento de jovens. Mas, como funcionam essas clínicas? É sobre isso que vamos tratar hoje.
O primeiro passo para procurar o auxílio de uma clínica é saber se o jovem está realmente envolvido com o uso de álcool ou outras drogas, pois é possível que os pais confundam algum outro problema que este jovem esteja passando com o consumo de drogas. Para isso, é preciso que os pais estejam atentos a sinais como:
- Insônia;
- Mudança de grupos de amigos;
- Comer em excesso ou apresentar total falta de apetite;
- Falta de foco para as atividades cotidianas;
- Falta de interesse nos estudos ou em hobbies;
- Agressividade;
- Falta de cuidado com a aparência.
Se o jovem está apresentando alguns dos comportamentos acima é possível que ele esteja fazendo o uso recorrente de álcool ou outras drogas, sendo necessário todo o apoio familiar e iniciar-se o tratamento.
A decisão pelo acolhimento não é algo fácil, mas existem caminhos que pode tornar tudo menos doloroso para a família e o jovem. Por exemplo, ir previamente conhecer a clínica e conversar com os profissionais que trabalham nela. Clínicas sérias estão sempre prontas para auxiliar neste momento.
Uma das principais funções da clínica de recuperação é auxiliar o jovem na reinserção social. Isso ocorre por meio de atividades diárias para estimulá-lo na participação ativa do tratamento.
Antes de escolher a clínica verifique as metodologias aplicadas e os planos de tratamento, e estude para se certificar de que esta é uma boa clínica para o seu filho ou parente. Lembre-se que conforto é palavra-chave durante qualquer tratamento.
Antes do tratamento acontecer efetivamente, é comum que as clínicas realizem uma série de exames laboratoriais no jovem, para descobrir quais as substâncias ele vinha utilizando e analisar qual será a conduta ideal para o tratamento.
Posteriormente ocorre a fase de desintoxicação, que é uma das mais difíceis e importantes. Pois durante este momento, será retirado do corpo tudo aquilo que tem feito mal à pessoa. É normal a indicação de alguns medicamentos mais sérios para este momento.
Se o seu filho está fazendo o uso de álcool ou outras drogas, entre em contato conosco que estamos prontos a te auxiliar no combate à dependência química.