Ter familiares que sofrem com algum vício ou estão passando pelo o processo de recuperação não é fácil, principalmente para os pais que vêem os filhos nessa condição. Para ajudar na recuperação, normalmente queremos passar a impressão de força, e diversas vezes entramos em uma situação de codependência, o que dificulta muito o tratamento do dependente. Então pensando nessas pessoas, desenvolvemos este post falando sobre grupos de apoio para os familiares do dependente.
Além do dependente você sabia que os familiares da pessoa também precisa passar por um acompanhamento? Este acompanhamento visa levar principalmente informações aos familiares, e também ajuda-los a livrá-los da situação de codependência. Existem especialistas que defendem que ao iniciar o tratamento de um adicto é necessário que toda a família também passe pelo acompanhamento. É normal que as pessoas que cercam o usuário tenha problemas emocionais e de saúde resultado do problema encontrado, e por isso, é necessário que essas pessoas passem por acompanhamentos.
Entendendo que toda a família sofre com as consequências da dependência química, foram desenvolvidos grupos de apoio familiar e muitos deles estão presentes em todo o Brasil.
Confira abaixo alguns destes grupos de apoio:
Projeto Ame, mas não sofra
O grupo de apoio Ame, mas não sofra é um projeto desenvolvido pela Secretaria de Estado de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal. Este grupo orienta aos participantes quanto a necessidade de realizar um tratamento adequado de recuperação do adicto. Além disso, eles salientam que assumir as responsabilidades do dependente, assim como arrumar desculpas para o seu vício pode ser mais prejudicial à recuperação.
Para conhecer melhor o projeto clique aqui.
Al-Anon
O Al-Anon é um dos grupos de apoio mais conhecidos em todo o Brasil, sendo uma associação de parentes e amigos de alcoólicos que compartilham suas experiências no intuito de solucionar os problemas em comum. O grupo não tem vínculo religioso ou com outras organizações políticas, e acreditam que o alcoolismo é uma doença que atinge aos familiares modificando as atitudes destes. Ele também abrange o Alateen, sendo este um grupo para adolescentes que sofrem com problemas de alcoolismo de algum familiar. Este é um grupo que sobrevive da colaboração voluntária dos seus membros.
Conheça mais clicando aqui.
Nar-Anon
O Nar-Anon tem como propósito cuidar do equilíbrio emocional dos seus membros através da troca de experiências e expressão dos sentimentos. E incentivam a participação efetiva dos seus membros, pois perceberam que essa participação é algo fundamental no processo de recuperação. Em todas reuniões é ressaltado que tudo o que foi ouvido durante a reunião merece sigilo e respeito, sendo portanto, deixado dentro da sala.
Clique aqui e conheça o site do Nar-Anon.
Amor exigente
O Grupo Amor-Exigente tem mais de 3 décadas de atuação e trabalha com um programa de auto e mútua ajuda a partir de doze princípios básicos, doze princípios éticos, espirituais pluralista e responsabilidade social. O grupo se encontra semanalmente e promove cursos e palestras a partir da contribuição de voluntários.
Clique aqui e conheça o grupo a partir da página.
Se você está passando pelo o processo de recuperação de dependência de um familiar, busque um grupo de apoio para realizar uma troca de experiência e também encontrar a solidariedade de pessoas que estão passando pelo o mesmo processo.
Leia também: “FAMÍLIA E O PROCESSO DE RECUPERAÇÃO“
Tags: grupos de apoio