O alcoolismo desde 1967 faz parte das doenças reconhecidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Ao contrário do que muitos acreditam, essa doença não causa apenas danos sociais ou psicológicos, mas as pessoas que bebem com muita frequência estão sujeitas a sofrerem maiores acidentes de trânsito e também colocam em risco a sua saúde física, porque existem cerca de 200 outras doenças provocadas pelo alcoolismo. Claro que para o aparecimento de algumas dessas não é necessário ser alcoólatra, porque qualquer pessoa que tem o hábito de ingerir bebidas estão sujeitas a elas. Conheça algumas destas doenças que se desenvolvem principalmente devido ao uso excessivo do álcool.
Doenças provocadas pelo uso exessivo do álcool:
Disfunção erétil e infertilidade
O álcool é capaz de causar disfunções sexuais diminuindo o libido tanto em homens quanto em mulheres. Em mulheres o álcool também pode irregular o período menstrual e além disso suspender a ovulação ou a qualidade dos óvulos causando a infertilidade. Como o álcool afeta o sistema nervoso em homens ele é capaz de provocar a ejaculação precoce e também a impotência sexual.
Pancreatite
A glândula do pâncreas são inflamadas o que prejudica a produção da insulina e do suco pancreático facilitando para o desenvolvimento da diabetes. Essa doença como resultado pode causar dor na região abdominal.
Anemia
A anemia é causada pela falta de hemoglobinas e hemácias, quando encontra-se no sangue pouco volume de glóbulos vermelhos, isso acontece também pela falta de nutrientes no corpo. Ao beber normalmente o apetite da pessoa diminui, consequentemente ela se alimenta pouco facilitando a carência de nutrientes e provoca a anemia.
Hepatite ou cirrose
A hepatite é uma inflamação do fígado causada pela ingestão exagerada de bebidas alcoólicas, os seus sinais são olhos e pele amarelados e abdômen inchado. Casos repetitivos de hepatite podendo levar à cirrose hepática. A cirrose é o desfecho de lesões cicatrizadas no fígado que fazem com que o órgão perca sua função, além disso ela acontece quando as células do fígado são destruídas fazendo com que ele pare de funcionar consequentemente levando a pessoa a morte.
Olineuropatia alcoólica
Os sintomas mais comuns são enfraquecimento geral, carência de vitaminas e também a hipoglicemia. Ela pode causar degeneração provocando dor na panturrilha, sensação de queimação nas plantas dos pés e além disso o formigamento nas mãos. Os casos mais graves podem fazer com que a pessoa apresente dificuldades ao andar. Além disso, o seu surgimento aparece na vida adulta sobretudo depois dos 40 anos de idade.
Câncer
Os câncer de faringe, laringe, esôfago, fígado, cólon, reto e mama muitas vezes são provocados pelo o consumo de álcool. Estudos comprovam que o consumo de álcool também tem como resultado a facilitação do desenvolvimento do câncer.
Demência
Ao consumir bebidas a pessoa também pode apresentar perda de memória, dificuldades ao falar e também para locomover-se. Esses quadros ao se agravarem fazem com que a pessoa sinta a necessidade de ajuda de outras pessoas para executar tarefas simples como vestir, comer e tomar banho.
Gastrite
Muito corriqueira pelo o uso do álcool, a gastrite é uma inflamação da parede do estômago que causa perda de apetite, azia e também náusea e vômitos.
Infarto e trombose
Essas doenças também podem ocorrer devido a elevadas taxas de colesterol e triglicerídeos, onde há excesso de gordura acumulada nas artérias que impede a circulação normal do sangue. O Infarto e a trombose estão também especialmente ligadas ao enorme consumo de bebidas.
Sobretudo o consumo exagerado de qualquer tipo de drogas pode levar não apenas a dependência física, mas também gerar muitos danos à saúde, por isso sempre que se nota alguma forma de desequilíbrio no consumo delas seja em você ou em um familiar é melhor procurar um auxilio profissional, para que finalmente o caso seja avaliado.
O Centro Terapêutico Adonai é uma clínica de recuperação especializada em casos de alcoolismo, para conhecer a nossa entrutura basta entrar em contato conosco por meio dos nossos telefones.
Leia também: “7 dicas para você ser feliz“
Tags: doenças