O alcoolismo é considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) uma doença e trata-se de uma condição de dependência do indivíduo ao álcool. O uso abusivo do álcool a longo prazo pode comprometer o bom funcionamento do organismo e também pode causar danos irreversíveis, além de abalar não só as estruturas familiares, mas a vida profissional e também as relações de amizade.
Antes de nos aprofundarmos no assunto é importante esclarecer que o uso abusivo do álcool não necessariamente significa que a pessoa é alcoólatra, pois o alcoolismo se caracteriza principalmente pela perda do controle e também pela dependência física. As pessoas que passam por comportamento abusivo da substância não desenvolvem tolerância à bebida e por certo também não precisam aumentar as doses para sentir os efeitos.
Claro que o ambiente em que a pessoa se encontram pode favorecer o desenvolvimento da doença, mas, existem evidências de que certamente alguns fatores e causas genéticas aumentam o risco da pessoa contrair a doença. O alcoolismo ocorre com mais frequência principalmente entre gêmeos idênticos (univitelinos) e em filhos biológicos de pais alcoólatras adotados por famílias de pessoas que não bebem.
Normalmente filhos de pais alcoólatras por medo de se encontrarem na mesma situação que os pais, desenvolvem uma resistência aos efeitos tóxicos do álcool e se recusam a beber para não passarem pela mesma situação que os pais. Porém, possivelmente estes são aqueles que apresentam maior probabilidade de abandonar a abstinência e entrarem na condição de dependentes.
O alcoolismo é uma doença que se desenvolve por meio do uso repetitivo de álcool e seus principais sintomas são:
- Dificuldade em controlar o consumo de bebidas. Consequentemente a pessoa não consegue parar de beber depois de ter iniciado;
- Abstinência física quando para de consumir bebidas, a saber pelos seguintes sinais: suor, tremores, náuseas, ansiedade;
- Sinais de compulsão como uma grande necessidade ou também desejo incontrolável de beber;
- Tolerância: para sentir os efeitos provocados pelo álcool sendo necessário quantidades cada vez maiores.
Para diagnosticar a doença é importante responder com sinceridade as seguintes perguntas:
- Alguém já te disse que você deve diminuir ou parar de beber?
- Quando bebe você se sente culpado?
- Você já pensou que deveria diminuir o seu consumo de bebidas?
- Você já acordou pensando em beber para se sentir bem?
Portanto se a sua resposta for sim a pelo menos uma dessas perguntas é importante procurar ajuda profissional para tratar o problema. O Centro Terapêutico Adonai é uma clínica de recuperação especializada no assunto e pode te ajudar com problemas de alcoolismo e também de outras dependências. Entre em contato conosco e agende a sua visita.
Leia também: “DOENÇAS PROVOCADAS PELO O USO DE ÁLCOOL“
Tags: alcoolismo