Centro Terapêutico Adonai

A dependência química de álcool e outras drogas é algo que causa impacto nas estruturas sociais, familiares e profissionais do adicto, e por isso, durante o acolhimento em uma clínica de recuperação é fundamental o envolvimento da família, pois todos serão beneficiados com os resultados positivos do tratamento. Entenda agora o porque e como você deve ajudar.

No meio familiar é onde encontramos as pessoas que mais nos conhecem, sendo assim, é na família que colocamos a nossa confiança total. A família deve nos proporcionar paz e bem-estar. No entanto, é muito comum que um dependente químico não encontre o apoio necessário durante o tratamento e muito de seus parentes ao invés de se aproximarem para dar o suporte necessário acabam se afastando.

Em muitos casos de dependência a ajuda necessária somente ocorrer quando os extremos são atingidos, muitos familiares ao invés de buscar ajuda logo nos primeiros sinais de problema, esperam que a pessoa perca o emprego, passe por exaustão emocional, abandone os cuidados pessoais, entre outros problemas. E muitas dessas situações poderiam ser evitadas se as pessoas que cercam o dependente buscassem ajuda imediata.

Mas após encontrar ajuda é necessário que os familiares demonstre apoio e amor ao adicto, pois neste momento isso é o que ele mais precisa. Entretanto, a família deve ter cuidado para não passar por uma situação de codependência – doença emocional e comportamental em que a pessoa apresenta atitudes compulsivas. Ao perceber este comportamento, é necessário encontrar grupos de apoio familiar, pois a codependência pode comprometer a saúde da família e o sucesso do tratamento.

Portanto, o primeiro passo é buscar informações e ajuda familiar. É comum por ser um problema talvez nunca enfrentado por aquela família, eles não saberem como comportar ou ajuda no processo de recuperação. Por isso, é interessante buscar orientação com especialistas e grupos de apoio familiar. É possível encontrar essas informações em clínicas de recuperação que são compostas por profissionais de saúde física e mental e podem esclarecer as maiores dúvidas.

Durante o tratamento quanto mais pessoas envolvidas no processo, maiores são as chances de sucesso, pois são muitas as metas a serem cumpridas como a abstinência, tratamento de comorbidades, resoluções dos prejuízos sociais e profissionais. Por isso, é tão importante que os familiares participem de todo o processo conforme a orientação dos especialistas.

Algumas das coisas que podem ser feitas pela família:

  • Incentivar e ajudar na aderência ao tratamento;
  • Acompanhar em reuniões de grupos de apoio quando ele se sentir desanimado;
  • Demonstrar empatia;
  • Não assumir a responsabilidade do dependente como dívidas e demais problemas;
  • Observar o comportamento do dependente e estimulá-lo a deixar as condutas que possam ser prejudiciais.
  • Não permitir o isolamento familiar, envolvendo a familiar sempre que for necessário para que o adicto participe de encontros e esteja próximo.

Outro ponto importante é que a família confie nos profissionais responsáveis pelo tratamento, por isso, pesquise sobre as clínicas de recuperação e busque informações. Durante o tratamento é importante também que a família colabore fornecendo informações relevantes aos profissionais sempre que for necessário.

Se você tem passado por problemas de dependência na família, entre em contato conosco, nós podemos te ajudar. A equipe do CTA está disposta a passar todas as informações necessárias, e a nossa Clínica de Recuperação conta com toda a estrutura para que a recuperação do seu familiar seja a mais tranquila.

 

Leia também: “VÍCIOS QUE ESTÃO ESCONDIDOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 - Centro Terapêutico Adonai
Desenvolvido por CampolimSolutions