Por se tratar de um produto natural, muitos acreditam que a maconha é uma droga inofensiva, existem até mesmo grupos de luta em defesa da liberação da mesma, no entanto, além de ser ilegal, o seu uso causa diversos malefícios à saúde do usuário. Para que você entenda melhor o que é a maconha e quais os seus danos, preparamos este post.
Entre alguns dos problemas decorrentes do uso da maconha encontram-se a diminuição do desenvolvimento cerebral, dos reflexos, da memória momentânea e da capacidade em se concentrar. Além disso, os usuários são mais propensos a desenvolver síndrome do pânico e outros transtornos psiquiátricos.
A maconha e seus efeitos
A maconha é proveniente de uma planta cientificamente chamada de Cannabis Sativa L., que possui um princípio psicoativo que ao ser inalada ou ingerida, pode causar efeitos como aumento dos batimentos cardíacos, boca seca, olhos avermelhados, sensação intensa de euforia. Contudo, estes efeitos da maconha podem variar de acordo com a quantidade consumida, as condições físicas do usuário e as características da raiz de onde foi extraída a erva.
Esses efeitos ocorrem porque em nosso cérebro existem alguns receptores canabinóides que se concentram em lugares diferentes, estes receptores produzem efeitos em algumas atividades mentais e físicas.
Os motivos pela busca da maconha podem ser vários, entre eles estão problemas conjugais, familiares ou no trabalho, e decorre pela busca por uma sensação de paz, prazer e alívio das tensões e por ser algo de fácil acesso e considerada leve, muitas pessoas recorrem a ela.
Os usuários que apresentam alguma anormalidade emocional são propensas a sofrerem mais com efeitos da droga e podem até mesmo desenvolver a síndrome do pânico ou outros transtornos, podendo também se viciar, pois estes estão constantemente a procura de prazer.
Assim como o tabaco, o uso da maconha pode causar algumas doenças como: asma, enfisema pulmonar, bronquite e câncer, e seu uso prolongado pode causar danos também ao sistema reprodutivo.
Muitas vezes a dependência da maconha não é apenas física, mas também psicológica, pois a pessoa passa a utilizá-la para pode se sentir aceito socialmente ou aliviar as suas tensões psicológicas. A maconha apesar de ser de fácil acesso não deve ser utilizada para evitar as consequências danosas da substância.