Centro Terapêutico Adonai

 

 

O uso de drogas traz uma série de consequências ao usuário e às pessoas que estão à sua volta, como a família, amigos e colegas de trabalho. Esse contexto é exposto em vários produtos culturais, como novelas, séries, documentários e filmes. Além de entreter, o cinema tem a função de levantar questões que devem ser encaradas e debatidas pela sociedade. Nesse post, selecionamos cinco filmes que alertam sobre o uso de drogas. Na lista há obras produzidas no Brasil e no exterior que tem um ponto em comum: a reflexão sobre esse contexto. Confira os títulos.

 

1) Bicho de Sete Cabeças (Colúmbia Pictures – 2000)

Nesse drama dirigido por Laís Bodanzky, Wilson (Othon Bastos) e seu filho, Neto (Rodrigo Santoro) tem uma relação difícil. O vazio entre eles aumenta cada vez mais porque o pai não entende o mundo particular do filho. Mandado para um manicômio, Neto luta contra um sistema corrupto e pouco preocupado com a recuperação das pessoas. O elenco do filme conta ainda com Cássia Kiss, Gero Camilo e Caco Ciocler.

A principal música da trilha sonora tem o mesmo nome do filme e foi composta por Geraldo Azevedo, Renato Rocha e Zé Ramalho.

 

2) Paraísos Artificiais (Nossa Distribuidora – 2012)

A história retrata o mundo das festas raves (eventos de música eletrônica) e como o uso de drogas impacta nas vidas da DJ Erika (Nathália Dill), sua amiga Lara (Lívia de Bueno) e Nando (Luca Bianchi), preso em Amsterdã (Holanda) depois de ser pego pela polícia com drogas na mala. Dirigido por Marcos Prado, que atuou na produção de Tropa de Elite I e II, o filme tem roteiro que envolve o espectador e traz a reflexão sobre o risco dos jovens desperdiçarem suas vidas.

 

3) Réquiem para um sonho (Europa Filmes – 2001)

A história gira em torno de quatro personagens e os vícios que os afastam de seus sonhos. Harry Goldfarb (Jared Leto) e Marion Silver (Jennifer Connelly) formam um casal apaixonado e planejam abrir o próprio negócio, porém, são viciados em heroína.

Sara (Ellen Burstyn), mãe de Harry, é fã do programa de TV “Tappy Tibbons Show” e um dia é convidada para participar da atração. Para usar seu vestido favorito, ela começa a usar pílulas de emagrecimento e isso traz sérias consequências à sua saúde.

Indicado ao Oscar, o filme dirigido por Aron Aronofosky é um duro retrato sobre o uso de substâncias lícitas e ilícitas sob vários ângulos.

 

4) Blow – Profissão de Risco (Constantin Filme – 2001)

Estrelado por Jonny Deep, o filme baseado em fatos reais conta a história de George Jung, que começa a vender maconha para se sustentar, se torna famoso no mundo do tráfico na Califórnia pelas habilidades de negociação e passa a ser o principal importador do Cartel de Medellin (Colômbia). Preso pelo FBI, conhece Diego Delgado (Jordi Molla), que o apresenta a Pablo Escobar (Cliff Curtis), chefe do tráfico internacional de cocaína.

Depois de feitos espetaculares e golpes mal-sucedidos, George tenta deixar a vida do crime para trás, porém, há vários obstáculos para chegar a esse objetivo.

 

5) Vício Maldito (Warner Bros – 1962)

Joe Clay (Jack Lemmon) e Kirsten (Lee Remick), dois jovens publicitários e colegas de trabalho, se apaixonam e vivem felizes no casamento até ele não resistir às pressões profissionais e se tornar alcoólatra. As coisas se complicam ainda mais quando Joe leva a esposa para o mesmo caminho. Sem falsos moralismos, o filme apresenta como o uso excessivo de álcool pode afetar a vida de maneira decisiva em vários aspectos.

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 - Centro Terapêutico Adonai
Desenvolvido por CampolimSolutions