O processo de recuperação do dependente químico é delicado e exige muita dedicação, perseverança e disciplina. Requer o entendimento de que trata-se de uma oportunidade para uma nova vida. E o principal: é uma questão de saúde.
Dentro desse contexto, são pensados vários aspectos para tornar esse período o mais proveitoso possível. No Centro Terapêutico Adonai (CTA), contamos com equipe multidisciplinar para compreender a dependência química de maneira global.
Uma das atividades que desenvolvemos nesse sentido é a prática esportiva. Sua eficácia foi comprovada em diversos estudos científicos. E por Esporte não deve ser entendido algo feito apenas por competição. É algo que vai muito além da disputa por medalhas, troféus, pódios ou quebras de recordes.
Nesse post, vamos destacar como o esporte pode ajudar na recuperação do dependente químico.
1-Auto-estima:
Esse é o primeiro aspecto. Praticar esportes auxilia a pessoa em processo de recuperação a ter um melhor julgamento de si mesmo e leva à percepção de que ela pode contribuir para resultados com seus esforços.
2-Bem Estar:
A prática esportiva também contribui para uma sensação de bem estar. Esse tipo de atividade produz endorfina, hormônio ligado ao sentimento de satisfação e às sensações de prazer e relaxamento. O humor também melhora e contribui para que emoções negativas (tristeza, raiva e angústia) fiquem distantes do dia a dia.
3-Saúde Física:
O esporte traz uma série de benefícios para a saúde física de quem o pratica. Entre eles podemos citar a perda de peso, melhora do condicionamento, controle da pressão arterial, estimula a flexibilidade, melhora a capacidade muscular e o sistema cardiorrespiratório, contribui de forma positiva para a qualidade do sono e na capacidade de concentração.
4-Integração Social:
A prática esportiva estimula o espírito de equipe, e nesse contexto específico, estimula práticas saudáveis de convivência e permite ao indivíduo (re) iniciar um ciclo de amizades saudáveis. Sentir-se parte de um grupo é importante para a auto-confiança.