Centro Terapêutico Adonai

Além de trazer problemas sociais, familiares e profissionais, o uso de drogas tem sérias implicações na saúde. A gravidade depende do tipo de substância consumida e a quantidade. A tendência é que isso seja intensificado com o tempo após a dependência. Neste post, destacamos três doenças que estão ligadas ao consumo de drogas. Confira. 

1-Alcoolismo 

Uma das mais comuns e observadas na sociedade. Se não aconteceu na família ou com alguém próximo, você provavelmente ouviu falar de alguém que não conseguia se sustentar ou cuidar dos filhos por causa desse vício. Segundo os especialistas, trata-se de uma doença crônica. 

Justamente por se tratar de uma situação comum, carrega um preconceito social muito grande, levando à subnotificação. Beber ainda é um passaporte para ser aceito em determinados grupos, e isso pode causar vários problemas. 

Estudo feito na Inglaterra aponta que o alcoolismo pode tirar 7,6 anos da vida e deixa o dependente propenso a outras 27 doenças, como a cirrose hepática (lesão no fígado que compromete seu funcionamento e a execução de funções como o processamento de nutrientes e medicamentos, entre outros problemas) e gastrite (inflamação da parede do estômago que causa azia, perda de apetite e náuseas). 

2-Distúrbios comportamentais 

Substâncias presentes nas drogas podem causar estragos intensos no sistema nervoso. Estimulantes, como a cocaína e o crack, causam euforia, diminuição do sono, excitação e perda da noção de realidade. Há também drogas depressoras, como a heroína, aumentam o estado de sonolência, diminuição da capacidade de raciocínio e dos reflexos. 

As alucinógenas, como o ecstasy e LSD, causam alterações rápidas e intensas de humor, distorções nas percepções corporal e temporal e distorção da noção de perigo. 

3-Enfisema Pulmonar 

Destruição gradual dos alvéolos pulmonares, que, consequentemente, dificulta a troca gasosa. Pode ser causada pelo consumo de cigarro, crack e cocaína. Os pulmões perdem a elasticidade natural e isso pode levar à morte. Os principais sintomas são tosse persistente, sensação de falta de ar, chiado no peito, mãos e pés azulados, cansaço, aumento da produção de muco e dor ou aperto no peito. 

A enfisema pulmonar não tem cura, porém, o tratamento, se seguido de forma disciplinada, pode resultar em melhora significativa. O diagnóstico é feito pelo médico pneumologista, que pode receitar medicamentos broncodilatadores e corticóides inalatórios, assim como hábitos saudáveis, como alimentação equilibrada e a prática de exercícios físicos. 

O uso de drogas tem uma série de consequências ruins. Para se manter saudável, uma decisão importante é não consumi-las! Continue acompanhando nosso site para receber mais conteúdos sobre vida saudável!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Copyright © 2024 - Centro Terapêutico Adonai
Desenvolvido por CampolimSolutions