Uma informação que não é de conhecimento de todos é que pessoas que sofrem com algum transtorno de humor, como a depressão, são mais propensas a se tornarem dependentes de álcool e outras drogas.
É comum que essas pessoas recorram às drogas para sentirem um alívio dos seus transtornos emocionais e para que os sintomas como tristeza, falta de energia e desesperança sejam ao menos um pouco deixados de lado.
No entanto, essa atitude pode causar o efeito contrário, pois esses transtornos podem se agravados com o uso frequente das drogas.
Este agravamento após os efeitos das drogas passarem é causado até mesmo pela própria depressão que faz com que a pessoa sinta falta da substância no organismo, podendo fazer com que ela às procure novamente para se livrar dos sentimentos negativos.
O uso contínuo do álcool e outras drogas por pessoas que sofrem com transtornos de humor por um longo tempo pode causar dependência química e por isso, é importante estar atento. Quando a pessoa atinge a dependência química, ela não consegue interromper o consumo, mesmo que saiba quais os danos elas podem causar.
Quais os danos a pessoa pode sofrer?
Pessoas que sofrem com depressão e utilizam drogas podem ter diversos danos de acordo com a substância escolhida. Destacamos três delas:
Depressão e uso de drogas estimulantes
As drogas estimulantes, como a cocaína, são muito procuradas por depressivos por causa dos seus efeitos de euforia. No entanto, é bem comum elas induzirem à depressão, os sintomas normalmente aparecem no dia seguinte ao uso ou nos períodos de abstinência.
Depressão e uso de álcool
Quando ingerido em grandes quantidades, o álcool age como depressor do humor e pode aumentar o risco de suicídio. Ele também pode causar diversos sintomas muito semelhantes ao da depressão, como tristeza e letargia. Normalmente estes sintomas surgem durante o período de abstinência.
Depressão e uso da maconha
É comum que as pessoas que utilizam maconha sejam mais propensas a sofrerem com a depressão, principalmente aqueles que iniciam o uso muito cedo. Por isso, os pais precisam estar atentos a qualquer mudança de comportamento.
O uso de álcool e outras drogas durante o tratamento contra a depressão pode fazer com que os resultados desejados não sejam obtidos. Além disso, o consumo dessas substâncias além de agravar a depressão ou causá-la, podem fazer com que o usuário sofra com outros problemas de saúde e até passe por diversos riscos.
No entanto, é possível tratar tanto a depressão quanto a dependência química, sendo necessário que os tratamentos ocorram em simultaneidade. E para que o tratamento seja bem sucedido é importante que o paciente obtenha todo o apoio familiar.
Se você conhece alguém que está sofrendo com a dependência de álcool e outras drogas, entre em contato conosco que nós vamos auxiliar.