Nos últimos três anos, o número de adolescentes que já tiveram contato com drogas ilícitas e passaram a consumir álcool aumentou de forma assustadora, tornando-se algo preocupante no Brasil. Esse fator exige maior atenção dos familiares que tem adolescentes em casa. Por isso, preparamos este artigo especialmente para chamar a sua atenção.
As drogas no geral, tanto lícitas quanto ilícitas podem ser prejudiciais à saúde de qualquer pessoa. Os problemas gerados por elas podem ser diversos, aliás, cada droga pode trazer algum tipo de consequência, no entanto, a dependência química é algo comum a todas.
Infelizmente, muitos adolescentes têm acesso com facilidade a diversas drogas. As vezes é algum amigo mais velho que consegue compra bebidas e por medo de não se encaixar socialmente em um determinado grupo, o adolescente decidi experimentar a bebida. No entanto, essa atitude com frequência pode levá-lo a uma situação de dependência química trazendo diversos transtornos ao ambiente familiar. Além dessa complicação, o álcool pode ser a porta de entrada para drogas ilícitas. Aliás, vale ressaltar que diversas drogas têm um custo muito baixo, tornando-se algo de fácil acesso dos usuários.
A boa notícia é que existem formas de descobrir se o seu adolescente está envolvido com alguma droga e existe ajuda profissional para estes casos. Essa descoberta ocorre através da observação do comportamento do adolescente e da identificação da mudança de determinados hábitos geradas pelo o consumo dessas substâncias.
As principais mudanças que podem ocorrer nos adolescentes são :
- Afastamento do grupo de amigos e da família;
- Dilatação das pupilas;
- Excesso ou diminuição do sono;
- Sensação de perseguição;
- Troca do grupo de amigos;
- Agressividade;
- Queda do rendimento escolar ou profissional;
- Pedir muito dinheiro;
- Paranóia;
- Perda de peso;
- Mudança dos hábitos alimentares.
Ao perceber qualquer dos sinais apresentados acima é necessário ter calma, construir um diálogo com o adolescente e pensar com cuidado com relação ao tratamento.
Com relação ao tratamento, muitos familiares ficam com receio de procurar uma clínica de reabilitação, no entanto, é muito difícil que uma pessoa consiga se recuperar do vício sozinha, o que faz do tratamento algo essencial.
Se você está passando por este problema na família, entre em contato conosco. Nós temos uma equipe especializada em tratamento de dependência química.