Você sabia que a fumaça do cigarro libera cerca de 7.000 substâncias e que além disso, essas são responsáveis por aproximadamente 50 doenças? Isso mesmo. Estudos comprovam que o consumo do cigarro é responsável por 50 doenças diferentes. E são sobre essas doenças causadas pelo tabagismo que vamos tratar neste artigo.
Já é comprovado que o tabagismo é responsável por 25% das mortes por angina e infarto do miocárdio, 90% dos casos de câncer no pulmão, 25% das doenças vasculares e 30% das mortes decorrentes de outros tipos de câncer. Conheça agora as principais consequências no corpo causadas pelo tabagismo:
Estômago embrulhado
No cigarro existem resíduos de um agrotóxico chamado DDT, que causa irritação nas paredes do estômago e pode causar náuseas no fumante. Inclusive, uma parte dessa substância é metabolizada no estômago, portanto pode gerar úlcera, gastrite, e até mesmo causar câncer.
O tabagismo pode gerar Cárie
O tabagismo pode gerar diversos problemas na região bucal, entre eles: mau hálito, irritação na gengiva e pode facilitar o surgimento de cáries. Além disso, o cigarro pode gerar alterações nas papilas gustativas e interferir no paladar. Entre os problemas causados na região bucal, existe também a possibilidade do surgimento do câncer de boca.
Comprometimento da circulação
O fumante pode enfrentar diversos problemas referentes à circulação, como aneurismas, tromboses, podendo posteriormente também levar a amputação dos membros. Isso ocorre porque a nicotina tem o poder de diminuir a espessura dos vasos sanguíneos e o monóxido de carbono reduz a concentração de oxigênio no sangue.
Problemas no sistema nervoso
A nicotina que está presente no cigarro atinge o cérebro em poucos segundos gerando a dependência. Em consequência do seu consumo constante, o tabagismo aumenta os riscos de degeneração macular, catarata e deficiência visual. Além disso, o cigarro pode causar problemas no paladar e olfato.
Danos ao sistema cardiovascular
O cigarro gera interferências em todo o sistema cardiovascular, pois a nicotina provoca a constrição dos vasos sanguíneos restringindo o fluxo. Pode ocorrer também uma redução dos níveis de colesterol bom e o aumento da pressão arterial, podendo contribuir para a formação de coágulos sanguíneos e acidentes vascular cerebral.
Problemas respiratórios
Ademais o cigarro também pode provocar doenças respiratórias como enfisema pulmonar e bronquite, que são conhecidas como doenças obstrutivas crônicas. Elas surgem porque a fumaça do cigarro causa inflamação no tecido que reveste as vias respiratórias, causando lesões permanentes que reduzem a capacidade do pulmão para efetuar as trocas gasosas.
Se você não quer passar por estes problemas, deixe o vício do cigarro hoje mesmo. O cigarro além de prejudicar a sua qualidade de vida, também pode te levar a morte. Inicie já o seu tratamento contra a dependência.