Normalmente o consumo de substâncias psicotrópicas estão associadas ao uso de outras drogas. O álcool é a droga que mais faz com que as pessoas se envolvam em uso múltiplos sendo as suas consequências muito mais danosas ao usuário, podendo ocorrer a liberação de substâncias tóxicas de forma mais intensa e causar grandes danos aos mecanismos cerebrais.
As pessoas que associam o álcool às outras drogas geralmente o fazem para intensificar e prolongar os efeitos destas substâncias, principalmente os usuários de crack. Além disso, alguns usuários de cocaína em pó o fazem para diminuir os sintomas de ansiedade induzidos por ela.
O consumo do álcool
O consumo do álcool é uma questão que causa muita preocupação às autoridades, pois o alcoolismo é uma doença e precisa ser observada e tratada. No Brasil, entre a população adulta cerca de 50% das pessoas consome bebidas alcoólicas ao menos uma vez ao longo do ano, e no meio dos universitários estes número chegam a 72%. Estudos comprovam que os usuários de cocaína e crack sãos os que mais abusam no consumo do álcool.
O abuso do álcool pode trazer graves problemas para usuários de cocaína, já que existe uma predisposição a comportamentos de risco à integridade física, emocional e social. Por isso, as medidas preventivas e a criação de políticas públicas é fundamental, principalmente quando essas são voltadas para a população mais jovem. E claro, é importante que exista um conversa no ambiente familiar no intuito de orientar e fornecer informações sobre o consumo de drogas.
Se você ou alguém da sua família está passando por problemas com o uso de drogas, entre em contato conosco. O Centro Terapêutico Adonai conta com uma equipe de especialistas prontos oferecer um tratamento humanizado e conta com a melhor estrutura física para atender a cada um dos nossos internos. Faça-nos uma visita e conheça o nosso espaço.